BÓIA DE MAR

Pesca à bóia no mar. Os materiais.

O Material:


O factor mais importante no material de pesca à bóia é a relação peso/resistência.

Devem ser escolhidos materiais leves mas que ofereçam um bom grau de resistência que permita trabalhar peixes de maior porte.

A acção da cana também é muito importante consoante o tipo de pesqueiro. Por exemplo, a pescar em altura e com mar mais batido (normalmente o que acontece nas falésias), é fundamental termos uma cana que suporte a pesca com bóias mais pesadas que apresentam uma maior flutuabilidade e que permitem manter a iscada mais tempo no pesqueiro, e a sua acção deve ser de ponteira e nunca demasiadamente “mole”.

Na pesca à bóia utilizam-se fios finos e transparentes, do tipo VEGA KRYPTON FLUOR 0.20 , para que o peixe não o veja principalmente em águas muito claras , e por esse motivo o conjunto deve funcionar como um todo.

Uma cana demasiadamente “rija” não permite falhas do pescador e não absorve as investidas do peixe, o que exige muito mais da fina linha. Facilmente ao tentar trabalhar um peixe de maior porte a linha acaba por ceder. Uma cana com uma dureza media vai permitir mais erros do pescador porque a própria cana cede para amortecer as investidas do peixe, dando por isso uma maior margem de manobra ao pescador e não coloca tanta tensão sobre a linha, permitindo assim fazer capturas a cima dos 3kg com uma linha 0.20. Por sua vez uma cana demasiadamente “mole” vai dificultar a captura porque vai ceder ao ponto de deixar o peixe ir para onde quer demorando mais tempo até que este se canse e permitindo que facilmente assuste os peixes que se encontram no pesqueiro.

Obviamente pescar em altura com fios finos, as maiores capturas não devem ser içadas sem o auxilio de um xalavar ou cesto.

O carreto escolhido deve ser igualmente leve a fim de não desequilibrar o conjunto cana/carreto. A relação força/velocidade deve ser levada em conta sabendo que um carreto demasiado rápido não será tão forte.

Podemos aconselhar um conjunto que tendo em conta também a relação qualidade/preço se apresenta bastante equilibrado e que satisfaz na perfeição todas as condições que a cima foram descritas.
Cana: VEGA AVANTAGE 4640 de 4.50m
Carreto: VEGA MAJESTY 40.