Voltar a Produtos / Testes


Testes

Canas para todo o serviço

A Equipa do CAP Setúbal, campeã do Mundo de Surfcasting, foi convidada pelo Jornal da Pesca a testar alguns dos novos modelos de canas da VEGA. Os testes realizados foram intensos e aqui fica o retrato de cada uma das canas testadas pelos campeões do Mundo.

Cana VEGA Potenza 4,20 m e 4,50 (híbrida)
Cana híbrida de ponteira super-fina mas com uma grande potência de lançamento permitindo uma extra sensibilidade em pescas difíceis bem como a grande capacidade de lançamento de chumbadas pesadas sem o menor esforço. É uma cana muito polivalente dado que permite pescar perto e a grandes distancias. Nos nossos testes a cana permitiu-nos pescar e lançar com linhas muito finas sem enrolar nos passadores, conseguindo lançamentos acima dos 180 m com linha de 0,18.Os passadores Fuji Alconite em formato Low Rider permitem não só pescar com linhas muito finas necessárias para pescar em competição bem como pescar com um fio de 0,35. A potência existente nesta cana permite-nos o lançamento de chumbadas pesadas com as mais modernas técnicas de lançamento lateral (GROUNDCAST) sem qualquer problema.
Nós tiramos vários peixes com esta cana e a sua ponteira híbrida permitiu-nos obter sensibilidade nos toques, amortecimento das pancadas peixe e uma tensão constante da linha no momento de tirar o peixe dentro de água, não perdemos qualquer peixe na sua recuperação.
O punho existente no cabo ajuda em muito tanto no lançamento como no segurar desta em acção de pesca, assim como o contrapeso divide-se em 3 partes permitindo ao pescador configurar a cana a seu gosto.
Ainda que esteja catalogada para lançar chumbadas de 100 a 300 g verificámos que a sua maior eficácia se revela com chumbadas entre 150 e 180g.
Em suma poderemos dizer que é uma cana que combina bem a pesca e o lançamento pesado com a sensibilidade aos toques.


Cana VEGA Exelero 4,20 e 4.50
Boa cana para pescas a curta e media distancia e com chumbadas na casa das 100 gr, excelente a trabalhar o peixe, penso que se adapta a todos os tipos de pesca com mar calmo na borda e captura de espécies que exigem minúcia técnica tal com tainhas agulhas e pequenos exemplares. Óptima para surf-ligeiro e capturas em zona de estuário a espécies de pequeno porte tais como Alcorrazes, Sargos, etc...é o tipo de cana que com mar calmo e de fraca ondulação terá de fazer parte das opções a ter em conta. Experimentei a cana em acção de pesca e notei que a capacidade de trabalhar o peixe é excelente devido a sua ponteira que verga apenas em 2/3 da mesma. É de referir também que é uma cana com uma enorme reserva de potência no seu blank permitindo rebocar qualquer peixe que lhe faça frente minimizando a possibilidade do peixe desferrar devido a sua ponteira progressiva.

Cana VEGA Hellion Surf 4.20 e 4.50
Cana muito leve e com grande capacidade de lançamento, óptima cana de surf-casting para pescas que exijam alguma velocidade mesmo a distancias aceitáveis para recuperações rápidas e eficientes. Aconselho chumbadas até as 160 gr. É a cana de qualidade média para todo o tipo de peixe tirado a media e a longa distancia. Experimentei a cana em acção de pesca e notei que a capacidade de trabalhar o peixe é excelente. Em termos de preço qualidade é uma cana excelente para quem quer iniciar o surf-casting sem fazer um grande investimento.

Cana VEGA ACCURA 4.25 e 4.50
São canas equipadas com os novos passadores Fuji K Alconite; o formato destes passadores elimina qualquer possibilidade de enleio no lançamento. Possui um porta carretos de rosca e um blank leve e muito potente tanto na versão de 4,25 como na de 4.50. Permite um lançar perfeito com o tradicional lançamento por cima da cabeça bem como têm a potência extra para aguentar o lançamento GROUND CAST e projectar para longe a nossa pesca. A sua acção potente e rápida em que apenas 1/3 da cana verga no lançamento permite sem esforço um lançamento longo sem grandes exigências físicas.
Tudo isto conjugado com uma leveza impressionante e um acabamento sem qualquer imperfeição.
Esta cana em acção de pesca revela-se como uma cana que marca bem os toques dos peixes, devido ao seu tamanho de passadores permite uma utilização em condições com lixo sem que seja necessário estar sempre a limpar o nó do chicote na recuperação.
A sua potência para retirar os peixes da água é assinalável quantas vezes nos aconteceu termos um peixe naquela rampa mesmo a borda de água e parece que não o conseguimos mover pois para alem do peixe também temos a chumbada que por vezes é piramidal enterrada esta é a cana que combina potência com leveza a pescar.

Texto e Imagens: António Marques

Canas para todo o serviço
  • Zoom
  • Canas para todo o serviço
  • Canas para todo o serviço
  • Canas para todo o serviço
POTENZA HYBRID 1378

4.20m-4.50m

EXELERO 1382

4.20m-4.50m

ACCURA 1384

4.25m

HELLION SURF 1374

4.20m-4.50m-5.00m

Recomendar a um Amigo
O Seu Nome
O Seu E-mail*
Nome do Amigo
E-mail do Amigo*
Mensagem*
Enviar

Veja Também

CANA 7265 PREDATOR

Flexibilidade e leveza são os pontos fortes que caracterizam a PREDATOR 7265 da VEGA, uma boa...

Cana Attraction A Aposta da VEGA para os Achigãs

Quando pescamos com uma cana nova ficamos sempre na dúvida se não vamos perder um peixe de bom...

CANA VEGA RUSH CAST

Foi no passado mês de Março na lindíssima barragem de Sta Clara, que decidimos usar e abusar, de...

MAGNA SPIN 8270 - 3,30m

A cana para spinning MAGNA SPIN 8270 na versão de 330 cm é uma cana com uma acção generosamente...


Voltar a Produtos / Testes